Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Posto telegráfico de Telhas, Bicas, MG

(Clique nas imagens para ampliar)


Posto telegráfico de Telhas (Linha de Caratinga, Estrada de Ferro Leopoldina), localizado numa propriedade particular na zona rural de Bicas, Minas Gerais, no início da tarde desse domingo, dia 23 de dezembro de 2012. Do posto só restaram as ruínas da plataforma. Existe também uma fonte que abastecia as locomotivas a vapor.


Além disso, uma casa de turma permanece de pé, reformada pelo atual proprietário, que adicionou coberturas de telha as janelas da fachada. Fiz um pequeno desenho no local.



Agradeço imensamente ao meu primo Francisco Costa Jr. pela companhia e ao pesquisador ferroviário Amarildo Mayrink, autor do site O Trem Expresso  e morador de Bicas, que gentilmente se ofereceu para nos levar ao lugar. Sem a ajuda de ambos, estas fotos não seríam possíveis.

Eu e Amarildo (a direita) sentados nas ruínas de Telhas. (Foto: Francisco Costa Jr.)
Aqui uma pequena lembrança para o Amarildo. Uma simples reconstituição feita na hora do que seria a chegada do trem de passageiros cruzando as montanhas rumo a Telhas.


2 comentários:

Unknown disse...

Legal, gostei da matéria sobre as antigas estações na região de Bicas. Eu tenho família que mora em uma cidade vizinha de Bicas e ao visitar uns amigos pela cidade, pude perceber durante uns trechos que era meio plaino e daí que descobri que antigamente se passavam trens pelo local, inclusive pelo quintal da casa de uma amiga passava a estrada de ferro, sentido São joão Neponuceno. Aos poucos vou estudando sobre a história da ferrovia pela região. também já vi estações antigas em Santana do Deserto.

Amarildo Mayrink disse...

Boa tarde, Latuff!
Resolvi navegar pelo seu blog hoje e ao chegar à matéria sobre o Posto Telegráfico de Telhas, onde estivemos em visita juntos, vi que o link para a página otremexpresso ainda era do antigo site, de hospedagem da webnode.
Por motivos alheios a minha vontade a página otremexpresso passou a ser um blog e agora está em novo endereço:
www.otremexpresso.blogspot.com.br
Se for possível, peço que faça a mudança em sua postagem, vlw!
Desde já agradeço sua atenção.
Saudações ferroviárias.
Amarildo Mayrink