Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

sábado, 3 de abril de 2010

Estação ferroviária de Contagem (MG): A dúvida está no ar

O internauta atento Alexandre Gurgel Martins me escreve levantando dúvidas sobre a localização da extinta estação ferroviária de Contagem, onde estive em setembro do ano passado (veja aqui). Em sua mensagem, Alexandre diz o seguinte:

"...No final de 2007, em conversa com um professor, chamado Mauro Costa, sobre como era a cidade antigamente, tive a oportunidade de perguntar se exitia uma estação de trem em Contagem, além da Bernado Monteiro (nessa época ainda não conhecia o site Estações Ferroviárias).

Ele me disse que lembrava bem da estação e que ela ficava onde hoje existe o fórum da cidade. Acredito nele, pois é um morador muito antigo na cidade e trabalha por aqui há muito tempo. Além já ter visto descrições falando que a estação Contagem ficava na ponta de um pequeno ramal de poucos quilometros que saia logo depois da estação Bernardo Monteiro.

Abaixo o link para mapa de contagem com a marcação do local onde atualmente é o fórum. Não sei como essa linha chagava lá, pois hoje não há nenhum vestígio.
http://maps.google.com.br/maps?q=-19.91675,-44.079047&num=1&t=h&sll=-19.93856,-44.052938&sspn=0.167871,0.256119&ie=UTF8&ll=-19.916578,-44.07776&spn=0.004801,0.009645&z=17

Algumas referências que encontrei também:

Reportagem do jornal O Tempo sobre a estação Bernardo Monteiro. No fim da página, onde está escrito "QUATRO PONTOS>OUTRA ESTAÇÃO":
http://www.otempo.com.br/otempocontagem/noticias/?IdNoticia=3535

Fotos e descrição da estação no site Folha de Contagem (é a sexta foto da galeria no menu ao lado esquerdo):
http://www.folhadecontagem.com.br/Galeria/index.htm"


Fica portanto a dúvida. Se essa é a posição precisa da extinta estação de Contagem, o que havia exatamente no lugar apontado por moradores como sendo o local da estação?

(Clique na imagem para ampliar)


Nenhum comentário: