Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

sábado, 20 de março de 2010

Urgente! Locomotiva histórica no cemitério de trens de Praia Formosa (RJ)

Esse pequeno blog continua produzindo desdobramentos surpreendentes.
Acabo de receber um correio eletrônico de Luiz Ricardo, residente em Bicas (MG) que, ao ler uma postagem sobre o pátio de manobras da antiga estação ferroviária de Praia Formosa, no Rio de Janeiro (veja aqui), conseguiu identificar numa das fotos a locomotiva de número 503, fabricada nas oficinas da extinta Estrada de Ferro Leopoldina em Bicas, conhecida popularmente como "Dondoca". Ele me envia duas fotos dela.

(Clique nas imagens para ampliar)


A locomotiva 503 ("Dondoca"), nas oficinas da E.F. Leopoldina em Bicas (MG) no ano de 1975, data de sua fabricação.
Foto: Autor desconhecido



A "Dondoca" fotografada em 2004 em Campos (RJ), operada pela concessionária do trecho, a Ferrovia Centro-Atlântica. Repare na sigla FCA pintada na lateral da máquina.
Foto: Autor desconhecido


A locomotiva nos dias de hoje está apodrecendo no cemitério de trens da Praia Formosa, como mostram as fotos abaixo que fiz em 2009. Sugiro ao Luiz que faça contato com a Secretaria de Estado de Transportes, a Ferrovia Centro-Atlântica e a Prefeitura Municipal de Bicas, bem como contactar a imprensa, no sentido de levar esta locomotiva histórica de volta à Bicas. Eu mesmo estou encaminhando esta postagem à prefeitura para que tome conhecimento dessa situação.

(Clique nas imagens para ampliar)




Nenhum comentário: