Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

domingo, 14 de março de 2010

Estação de Cambé (PR): O perigo continua!

Moacir Carocia, proprietário de um bar na cidade paranaense de Cambé (que tem seu próprio blog, veja aqui), me envia fotos recentes (11 de março de 2010) de alunos do colégio Olavo Bilac aguardando a passagem de trens cargueiros da América Latina Logística. Muitas vezes por conta de manobras, estes trens ficam parados por um bom tempo, impedindo a passagem de pedestres. Numa situação semelhante, em 03 de novembro de 2009, duas estudantes dessa mesma escola que tentaram pular as composições acabaram sendo atropeladas e mortas. Estive no local em 27 de novembro e publiquei artigo a respeito, inclusive gravei uma entrevista em vídeo com os pais das duas jovens (veja aqui). Foi nessa ocasião que conheci o seu Moacir, que me possibilitou essa entrevista e para o qual deixo aqui registrado meus sinceros agradecimentos.

(Clique nas imagens para ampliar)


Longo trem cargueiro da ALL impede passagem de pedestres em Cambé (PR).
Foto: Moacir Carocia



Alunos do colégio Olavo Bilac esperam pela passagem do trem. Devido à manobras, muitas vezes as composições ficam paradas por certo tempo.
Foto: Moacir Carocia



Nesse mesmo local, na tentativa de pular os vagões, duas jovens perderam a vida no ano passado.
Foto: Moacir Carocia



A prefeitura de Cambé segue com a construção de uma passagem subterrânea (trincheira).
Foto: Moacir Carocia



No entanto o prefeito de Cambé, João Pavinato, acredita que a solução definitiva para esse problema seria o rebaixamento do trecho que corta o perímetro urbano, como aconteceu na cidade de Maringá (vide foto).

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