Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Tributo ao manobrador ferroviário

Quando se pensa em ferrovia, duas imagens vem a cabeça: o trem e o maquinista. Mas não podemos esquecer de outros tantos profissionais que fazem as estradas-de-ferro funcionar. Um deles é o manobrador.

Segundo definição do Ministério do Trabalho, manobradores são aqueles que "manobram veículos ferroviários e estacionam trens, acoplam e desaclopam vagões e carros, operam aparelho de mudança de via (AMV), revisam veículos ferroviários e controlam pátio de manobras". No pátio da pequena estação de Vila Montanha, em Maringá, Paraná, encontrei um destes trabalhadores, seu Waldemar.

(Clique nas imagens para ampliar)

Aspecto atual da estação Vila Montanha, em Maringá, Paraná.


A locomotiva BB33-7MP, no pátio de manobras da estação. A mangueira localizada na frente da máquina, próximo aos dois faróis, não lembra um bigodinho no melhor estilo Salvador Dali?

Com mais de 20 anos dedicados a ferrovia, seu Waldemar aparece neste vídeo manobrando o notório Leviatã negro BB33-7MP.

Nenhum comentário: