Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Estação de Contagem (MG)

Em minha recente viagem a Belo Horizonte, aproveitei para investigar o paradeiro da estação de Contagem, pertencente a um pequeno ramal do mesmo nome (3km), que seguia até Bernardo Monteiro (Rede Mineira de Viação, Linha Garças de Minas-Belo Horizonte) e de lá rumo a capital mineira.

No site de Ralph Mennucci Giesbrecht, uma foto provavelmente tirada nos anos 50, mostra um trem diante da estação e seus passageiros: http://www.estacoesferroviarias.com.br/rmv_garcas/contagem.ht

Estive no lugar onde presumivelmente se localizava a tal estação e encontrei um trecho com trilhos diante do galpão da empresa Dova. Veja a foto de satélite.

(Clique na imagem para ampliar)





Não há sinal de que alí havía qualquer construção. Apenas um muro, e lixo espalhado pelo chão. Imagino eu que os trens que passam por alí vão para as oficinas da CBTU, que ficam nas proximidades. Moradores me disseram que havia uma plataforma, que fôra demolida. Me contaram também sobre promessas governamentais de que num futuro próximo(!) uma estação do metrô será erguida no local.

(Clique na imagem para ampliar)




Se voce tiver alguma informação adicional ou mesmo imagens de época da estação de Contagem, entre em contato comigo ou então com Ralph. Suas informações serão publicadas com os devidos créditos. Agradeço desde já.

Nenhum comentário: