Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Primo rico, primo pobre


(Clique nas imagens para ampliar)



Numa bela manhã de sábado dia 8 de agosto, em rápida visita ao município mineiro de Pedro Leopoldo (cerca de 40km de Belo Horizonte), ví galpões da extinta Estrada de Ferro Central do Brasil, onde abandono e preservação se encontram num mesmo espaço físico.

Vamos inicialmente ao primo rico.

Um destes galpões, felizmente reformado e preservado, é atualmente uma propriedade particular que serve de salão de festas. Reproduzo aqui o texto da placa exposta em seu interior, que conta um pouco da história daquela construção.

"O espaço do Almoxarifado Eventos pertenceu à antiga Estação (sic) de Ferro Central do Brasil, inaugurada em 25/01/1922, de acordo com gravações encontradas no ambiente.




Sua antiga função era a de almoxarifado da Residência, que foi a inspiração do nome atual. Além disso, o espaço cumpria também a função de ferraria da antiga empresa, onde eram utilizadas fornalhas e bigornas para manutenção de todo o trecho pertencente a Pedro Leopoldo.





Na construção dos galpões foram importados vários produtos como telhas francesas, portas em pinho de riga portuguesas e trilhos alemães - estes datados de 1894, foram utilizados como pilares na antiga ocupação e mantidos na nova concepção do Almoxarifado Eventos. Isso faz parte da proposta de que a revitalização do espaço reaproveitasse diversos materiais aqui existentes, seja na estrutura da construção ou como peças de decoração.






As cores originais, após constatação em pesquisa através de raspagens, foram refeitas para a preservação do aspecto anterior. O objetivo é que o espaço trouxesse uma nova forma de convivência, porém, valorizando suas referências históricas, promovendo o patrimônio cultural de Pedro Leopoldo e da região."

Nenhum comentário: