Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Maquinistas da Supervia: terceiro dia de paralisação

Dia chuvoso, e já que estou em casa, resolvi acompanhar um pouco da cobertura dos noticiários de TV sobre a greve dos ferroviários. Em entrevista a um jornal local, ao ser indagado sobre imagens exibidas na TV de seguranças esmurrando e chicoteando(!) passageiros em composições lotadas, o porta-voz da Supervia cinicamente desconversou e pôs a culpa por essa situação (adivinhem) nos ferroviários. Cabe dizer que estes incidentes não são resultado da paralisação dos trens. A superlotação e a truculência da segurança da Supervia são fatos bem conhecidos dos passageiros, inclusive a violência contra vendedores ambulantes, que costumeiramente são agredidos pelos agentes. Interessante que a pessoa destacada pela Supervia para falar pela empresa não é um ferroviário, um técnico ou mesmo assessor de imprensa. Trata-se de José Carlos Leitão, diretor de MARKETING da Supervia. Nada mais justo. Diante das diversas denúncias de ferroviários, da insatisfação patente de passageiros e mesmo matérias na mídia revelando os péssimos serviços oferecidos à população pela concessionária, resta apenas apelar para um marqueteiro na tentativa de vender a imagem da Supervia como empresa responsável e eficiente. Como diz o antigo provérbio: "Por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento". Nem mesmo a melhor propaganda tem disfarçado o fedor desse pão estragado...

(Clique na imagem para ampliar)



Mais uma irregularidade da Supervia registrada no dia 7 de abril, portanto ANTES da greve. Homens são flagrados no carro destinado as mulheres, em descumprimento a lei estadual 4.733/06, que reserva vagões EXCLUSIVOS para as mulheres nos trens e no metrô do Rio de Janeiro, entre 6h e 9h e de 17h às 20h. Essa foto foi tirada as 7h10m na estação de Saracuruna, em Caxias. No início do mês, a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça condenou a Supervia a pagar 10 mil reais de indenização por danos morais a uma mulher vítima de assédio sexual, ocorrido JUSTAMENTE num destes carros.

Nenhum comentário: