Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Memória Ferroviária: Dona Ivone, Estação de Arcozelo (RJ)

Na quarta-feira passada, estive em Arcozelo, 1º Distrito de Paty do Alferes, interior do estado do Rio de Janeiro, para investigar duas paradas perdidas do ramal de Alfredo Maia-Três Rios, da extinta Estrada de Ferro Central do Brasil. Na estação de Arcozelo, conheci Dona Ivani dos Santos, que é mais conhecida por todos como Ivone. Bisneta de escrava, viúva de ferroviário, Dona Ivone reside com a família naquela estação há 38 anos. A ferrovia já não existe mais, porém dona Ivone, as portas dos oitenta anos, relembra com clareza os tempos em que a estrada-de-ferro funcionava a pleno vapor.



(Clique nas imagem para ampliar)

A estação de Arcozelo, em Paty do Alferes, interior do estado do Rio de Janeiro.


A antiga caixa d'água da estação, com a sigla da Estrada de Ferro Central do Brasil, datada de 10 de setembro de 1926.

2 comentários:

luz do sol disse...

Parabéns, Latuff, por resgatar a memória da simpática estação ferroviária de Arcozelo. Apenas uma parada, mas como devia ser bonita! Que pena que se foi com o tempo por descuido e abandono, pois hoje poderia estar restaurada e abrigando um Museu Ferroviário ou um Espaço Cultural. Mas se até a Aldeia de Arcozelo, criada Por Paschoal Carlos Magno para ser o mais importante Centro Cultural da América do Sul, encontra-se em ruínas, o que podemos esperar?
Falta aos administradores das três esferas a verdadeira Vontade Política, sem a qual nada se constroi. Vontade de resgatar a memória de uma Fazenda que já teve grande importância no cenário histórico brasileiro, ou da pitoresca "parada" de trem de Arcozelo, que hoje em dia poderia e deveria ser ponto de atração turística, além de tantos outros mais... Bem, esperemos que as próximas gerações acordem para evitar que, no futuro, nada mais do passado histórico de Arcozelo se possa lembrar.
Ana Maria (domiciliada no Sítio Luz do Sol, em Arcozelo, PA, RJ) - ana@luzdosol.net

luz do sol disse...

Parabéns pelo seu incansável trabalho, Carlos Latuff.
ET. Só utilizei o e-mail do Google solicitado porque fiz questão de deixar um comentário, mas esse endereço eu nunca utilizo. O único endereço usado por mim é ana@luzdosol.net
Ana Maria