Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

sábado, 21 de março de 2009

Mais memórias

A proposta inicial desse pequeno blog é dividir com os internautas imagens e relatos de minhas expedições por ferrovias brasileiras ativas e extintas. Para minha satisfação, nestes poucos meses de existência, esta página tem ido além disso. Tem trazido a tona boas lembranças, como no caso de Humberto Ferreira, que se emocionou ao ver as imagens que fiz da estação de Simplício, em Além Paraíba (MG).

(Clique na imagem para ampliar)

Aspecto da estação ferroviária de Simplício, em 13 de agosto de 2007

Assista o vídeo da expedição até Simplício


Para Humberto, a estação tem grande valor sentimental. "Meu pai e minha mãe, quantas vezes alí desembarcaram e embarcaram, fiquei emocionado!", conta ele. Seu pai, o Sr. Eurico Martins Ferreira, morava em Providência (MG), e sua mãe, Rita de Cássia Santos Martins Ferreira, na Fazenda Barra do Peixe, em Além Paraíba (MG). As cartas que trocavam eram endereçadas as estações das respectivas localidades. Diante desse encontro com o passado, Humberto Ferreira muito gentilmente resolveu dividir conosco envelopes de duas destas cartas.

(Clique nas imagens para ampliar)


Envelope datado de 23 (ou 28?) de março de 1933. A carta remetida a Sra. Rita de Cassia Santos Martins Ferreira, tem como endereço a estação ferroviária de Simplício, da Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB).
(Frente)


(Verso)


Envelope datado de 24 de abril de 1935. A carta remetida ao Sr. Eurico Martins Ferreira, tem como endereço a estação ferroviária de Providência (MG), da Estrada de Ferro Leopoldina (EFL).
(Frente)


(Verso)

Humberto, sua emoção me contagiou. Obrigado por compartilhar parte de sua história comigo e com os internautas. Dedico esta postagem a voce e a seus queridos pais. E tambem a todos que guardam no coração memórias felizes de um tempo em que as estradas-de-ferro fazíam parte da vida das pessoas.

Um comentário:

ANA CÉLIA disse...

OLÁ ; FIQUEI TÃO FELIZ DE PODER VER,A ESRACÃO DE SIMPLICIO. E TB MINHA CIDADE NATAL 'ALEM PARAIBA"