Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

sábado, 3 de janeiro de 2009

Ontem e hoje: Engenho Novo (RJ)

Uma das minhas fontes favoritas de pesquisa de fotos ferroviárias antigas é a Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, editada pelo IBGE. Na foto, a edição que possuo, datada de 28 de janeiro de 1958. É do site da própria instituição que extraí a definição dessa obra.

A coleção Enciclopédia dos Municípios Brasileiros foi editada pelo IBGE entre 1957 e 1964, objetivando uma sistematização das informações estatísticas e geocientíficas do território brasileiro, priorizando o município, mas oferecendo também informações sobre as grandes regiões brasileiras, tanto no que tangia aos aspectos físicos (relevo, clima, vegetação, hidrografia), quanto nas características demográficas e socioeconômicas. Devido à abrangência de informações atualizadas para os 2.500 municípios distribuídos por cinco regiões brasileiras, num período em que a comunicação entre o Rio de Janeiro e áreas remotas do país era ainda precária, a obra foi considerada um dos mais complexos trabalhos de pesquisa do IBGE nas décadas de 50/60.

(Clique na imagem para ampliar)


E dessa edição trago uma fotografia das linhas de trem do subúrbio carioca do Engenho Novo, acompanhada de sua legenda original.

(Clique na imagem para ampliar)


Rio de Janeiro - Distrito Federal (Foto C.N.G. 3998 - T.J.)

As comunicações ferroviárias do Rio de Janeiro com o interior se estabeleceram entre morros e colinas da faixa de território situada ao norte do maciço da Tijuca. As ferrovias, mais ou menos acompanhadas no seu traçado pelas linhas de bonde, servem também ao tráfego urbano e suburbano da chamada "Zona Norte". Nesta fotografia vê-se a linha eletrificada da Central no Engenho Novo, ao vencer um colo entre as colinas de Jacarèzinho, à direita e as do Lins, ocultas pelo casario do Engenho Novo à esquerda. O relêvo mais importante nos fundos é um prolongamento do maciço da Tijuca. Note-se a Rua Vinte e Quatro de Maio, trecho da longa via de acesso aos subúrbios, tôda retorcida, adaptada às encostas do Morro do Engenho Novo e às encostas das colinas do Lins de Vasconcelos. (Com. P.P.G.)


E aqui o mesmo local nos dias de hoje, em foto tirada por mim em 23 de dezembro de 2008.

(Clique na imagem para ampliar)


Mais adiante, um pontilhão, com as iniciais da Estrada de Ferro Central do Brasil, datado de 1921.

(Clique na imagem para ampliar)


Nenhum comentário: