Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

sábado, 6 de dezembro de 2008

Cemitério de vagões, Cubatão (SP)

Em recente viagem a São Paulo, a convite do cartunista Márcio Baraldi, fui premiado com o Troféu Bigorna de melhor chargista do ano de 2008. Aproveitei minha estada na "Terra da garoa" e visitei por dois dias a cidade de Cubatão. Na companhia da professora Conceição Oliveira e de seu irmão Carlos Caetano, fui investigar resquícios de um antigo posto telegráfico na região conhecida como Areais. Depois de muitas informações desencontradas e um tempão rodando de carro, acabamos encontrando um cemitério de vagões, que se extende por um bom trecho da antiga Estrada de Ferro Santos a Jundiaí (inicialmente conhecida como São Paulo Railway Company), atualmente operada por uma concessionária privada. Todos aqueles vagões, cadáveres insepultos que apodrecem ao ar livre, são mais um dos lamentáveis monumentos ao desprezo nacional pelas ferrovias.

(Clique nas imagens para ampliar)











Nenhum comentário: