Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

sábado, 8 de novembro de 2008

Estação de Jataizinho, PR (parte 2)

Diante da estação de Jataizinho, município da grande Londrina, encontrei esse vagão cujas laterais havia a inscrição "Equipe de correção geométrica". Reparem na antena parabólica. Seria um vagão hi-tech?

(Clique na imagem para ampliar)


Que nada, de acordo com o Sr. José Aparecido, ex-telegrafista, morador na vizinhança, o vagão serve de dormitório para funcionários da via permanente. E a parabólica? É pra que os operários possam assistir TV. Nem tudo é o que parece ser.

(Clique na imagem para ampliar)


A marca de fabricação indica que aquela composição veio de longe, e que naquele mês completava 37 anos.

(Clique na imagem para ampliar)


E aqui está o Sr. José Aparecido. Figuraça! Simpático, me disse que a estação de Jataizinho foi inaugurada em 5 de maio de 1932, contou sobre as cheias do rio Tibagi, mostrou fotos. Entre elas, uma da estação ainda funcionando para passageiros, tirada por ele em junho de 1983.

(Clique na imagem para ampliar)


(Clique na imagem para ampliar)


Mais adiante, encontrei operários trabalhando na fixação de trilhos. Nunca deixo de registrar o trabalho destes homens. Esforço físico, roupas sujas, suor, cansaço. Se compararmos esta imagem feita em pleno século 21 com aquelas feitas no final do século 19, veremos que a atividade dos operários da via permamente não mudou muito em todo esse tempo.

(Clique na imagem para ampliar)

Nenhum comentário: