Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Locomotiva a vapor, Londrina, PR

Esta antiga vaporosa está exposta em Londrina, Paraná, junto à Praça do Centenário da Imigração Japonesa Tomi Nakagawa. De acordo com uma placa erguida no local, trata-se de uma locomotiva de manobras (tanque 0-6-0), fabricada na Bélgica em 1905, sob o número de série 01971, sendo adquirida pela Compagnie Genérale de Chemins de Fer Brésiliens/Estrada de Ferro do Paraná. Apesar de sua importância inconstestável para a história paranaense e brasileira, esta locomotiva exibe as cicatrizes do vandalismo.

(Clique na imagem para ampliar)


As marcas do fabricante estão em duas belas placas fixadas nas laterais da máquina. Pude verificar que já tentaram arrancar uma delas com algum tipo de instrumento.

(Clique na imagem para ampliar)


Além disso, pintada em ambos os lados da locomotiva, está a logomarca da extinta Rede de Viação Paraná-Santa Catarina, ferrovia criada por decreto-lei em 8 de março de 1940, que incorporou ao patrimônio da União toda a rede Paraná-Santa Catarina.
(Fonte: I Centenário das Ferrovias Brasileiras, IBGE, 1954)

(Clique na imagem para ampliar)

Nenhum comentário: