Eu sou Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário. O propósito desta página é compartilhar com os internautas uma seleção das melhores imagens produzidas durante minhas expedições ferroviárias. Os registros aqui publicados podem ser reproduzidos pelos interessados, com tanto que para fins não-comerciais de informação, citando a fonte (por gentileza). Sou também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.

domingo, 20 de julho de 2008

Estação de Campo Belo e parada Toscano de Brito (MG)

(Clique nas imagens para amplia-las)





A imponente estação de Campo Belo, da antiga Rede Mineira de Viação, tombada pela prefeitura, serve de museu e arquivo público. A imagem do cargueiro passando em frente a estação em breve será coisa do passado, já que a via férrea está sendo desviada do centro da cidade. Uma variante já foi construída.

Estações como esta, por sua arquitetura destacada e localização no centro da cidade recebem, às vezes, maior atenção por parte das prefeituras locais. Já aquelas mais afastadas do perímetro urbano, que atendiam as populações rurais, são abandonadas e muitas vezes demolidas, como no caso desta parada em Toscano de Brito, também no município de Campo Belo. Tudo o que restou dela foram dois trilhos fincados no chão, que provavelmente sustentavam uma placa, e as ruínas da plataforma, cobertas de mato. Esta é uma realidade comum nas ferrovias que visitei no Sul e Sudeste.

Um comentário:

Ney Silva disse...

olá como vai? eu gostaria de saber se a bitolinha, o trem de número 53 se encontra na cidade?? Este trem foi o último a passar por minha cidade Pitangui..